terça-feira, 10 de março de 2009

"Tenho esta comichão na perseguida porque o meu marido tem uma infecção na ponta da natureza."

Carlos Barreira da Costa, médico Otorrinolaringologista da mui nobre e
invicta cidade do Porto.Decidiu compilar no seu livro A Medicina na Voz do Povo, com o inestimável contributo de muitos colegas de profissão, trinta anos de histórias, crenças e dizeres ouvidos durante o exercício desta peculiar forma de apostolado que é a prática da medicina. E dele não resisti a extrair verdadeiras jóias deste tão pouco conhecido léxico que decidi compartilhar convosco.
O DIÁLOGO COM UM PACIENTE COM PATOLOGIA DA BOCA, OLHOS, OUVIDOS, NARIZ E GARGANTA É SEMPRE UM DESAFIO PARA O CLÍNICO.


-A minha expectoração é limpa, assim branquinha, parece, com sua licença, espermatozóides.

-Quando me assoo dou um traque pelo ouvido, e enquanto não puxar pelo corpo, suar, ou o caralho, o nariz não se destapa.

-Não sei se isto que tenho no ouvido é cera ou caruncho.

-Isto deu-me de ter metido a cabeça no frigorífico. Um mês depois fui ao Hospital e disseram-me que tinha bolhas de ar no ouvido.

-Ouço mal, vejo mal, tenho a mente descaída.

-Fui ao Ftalmologista, meteu-me uns parafusinhos nos olhos a ver se as lágrimas saíam.

-Tenho a língua cheia de Áfricas.

-Gostava que as papilas gustativas se manifestassem a meu favor.

-O dente arrecolhia pus, e na altura em que arrecolhia às imidulas, infeccionava-as

-A garganta traqueia-me, dá-me aqueles estalinhos e depois fica melhor.



AS PERTURBAÇÕES DA FALA IMPACIENTAM O DOENTE

-Na voz sinto aquilo tudo embuzinado.

-Não tenho dores, a voz é que está muito fosforenta.

-Tenho humidade gordurosa nas cordas vocais.

-O meu pai morreu de tísica na laringe.




OS PROBLEMAS DA CABEÇA SÃO MUITO FREQUENTES

-Há dias fiz um exame ao capacete no Hospital de S. João.

-Andei num Neurologista que disse que parti o penedo, o rochedo ou lá o que é....

-Fui a um desses médicos que não consultam a gente, só falam pra nós.

-Vem-me muitos palpites ruins, assim de baixo para cima....

-A minha cabecinha começa assim a ferver e fico com ela húmida, assim aos tombos, a trabalhar.

-Ou caiu da burra ou foi um ataque cardeal.



OS APARELHOS GENITAL E URINÁRIO SÃO OBJECTO DE QUEIXAS SUI GENERIS

-Venho aqui mostrar a parreca.

-A minha pardalona está a mudar de cor.

-Às vezes prega-se-me umas comichões nas barbatanas.

-Tenho esta comichão na perseguida porque o meu marido tem uma infecção na ponta da natureza.

-Fazem aqui o Papa Micau (Papanicolau)?

Quantos filhos teve? - pergunta o médico.
- Para a retrete foram quatro, senhor doutor, e à pia baptismal levei três.
Apareceu-me uma ferida, não sei se de infecção se de uma foda mal dada.

-Tenho de ser operado ao stick. Já fui operado aos estículos.

-Quando estou de pau feito... a puta verga.

-O Médico mandou-me lavar a montadeira logo de manhã.

Sem comentários: